quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Iluminações Brasileiras - aquarelas de Brigitte Mosser na Aliança Francesa

Brigitte Mosser expõe sua fluidez quimérica na Aliança Francesa em telas organizadas sob o título Iluminações Brasileiras.

No olhar de Jean-Pierre Klein,

 "Brigitte Mosser é exploradora da essência dos fluidos corporais que nos constituem. Trágica da nossa circulação de fluidos, daquilo que nos escapa em constantes movimentos, as trocas que se tramam sem o nosso conhecimento, do que bate dentro, e que colore o nosso interior.

"Tudo que nos encobria torna-se transparente para revelar nossa substância que se move, aquela que funde o nosso verdadeiro ser por trás ou, antes, um pouco abaixo das aparências do nosso corpo.

"Ela configura as quimeras que somos no mais profundo de nós mesmos, feitas de junções imaginárias, que são como outros corpos que nos acompanham, corporeidades de tão reais como aquela que acreditamos ser a nossa identidade física.

"Esses fluxos, estas correntes que definem a nossa pele interior que parece ter dificuldade em contê-los, só se podem empreender no voo.

"Entretanto, aí está avida, com sua violência e suas ternuras, suas secreções, sua exsudações, suas umidades.

"A mulher aí se reconhece mais do que o homem, que se quer matéria espessa. Ele passa ao largo de todos os odores, os eflúvios, os sabores, as suavidades, os bouquets que resumem em um perfume as essências complexas que a compõem e em que ele poderia se reconhecer, se se abrisse um pouco à sua feminilidade secreta e as seus avatares oníricos.

Brigitte Mosser dá conta das intimidades, essas impressões carnais, mais sensações efêmeras que percepções conscientes, e que são indizíveis e não partilháveis, ainda que se tente, às vezes, dizer a nossos amigos íntimos, a nossos amores íntimos, sem se poder, realmente, comunicar-lhes nossos sentimentos, que sequer conseguimos nomear para nós próprios.

"Ela aflora o tremor de nossas vidas múltiplas, cheias de nossos humores, incluindo aqueles que vagueiam. Náiade dos possíveis do 'espaço interior' e seus 'longiquos interiores' (Henri Michaux)."


Iluminações Brasileiras
Brigitte Mosser
Curador: Clovis Aquino
Crítica: Jean-Pierre Klein

Aliança Francesa
Rua Alaor Queiroz de Araújo, 200
Enseada do Suá
Vitória ES



Nenhum comentário:

Postar um comentário