sexta-feira, 7 de setembro de 2012

90 anos de rádio no Brasil


Ao Pequeno Aparelho de Rádio
                                      Bertold Brecht

Você, pequena caixa que eu trouxe comigo
Cuidando que suas válvulas não quebrassem,
Ao correr do barco ao trem, do trem ao abrigo
Para ouvir o que meus inimigos falassem,

Junto a meu leito, para minha dor atroz
No fim da noite, de manhã bem cedo,
Lembrando as suas vitórias e o medo:
Prometa jamais perder a voz!

(Poemas 1913/1956. São Paulo : Editora 34, 2000. p. 272)


É isso, e o rádio completa seus 90 anos no Brasil.

O rádio pode estar sempre ao pé do ouvido: no carro, para adormecer, na estrada ou em quantas e tantas outras oportunidades, sempre foi uma companhia na caminhada.

A primeira transmissão oficial aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, em comemoração ao centenário da Independência. O discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido por alto-falantes nas ruas do Rio durante uma feira internacional.

- E vejam só o que encontrei: teatro de mistério - Rádio Nacional RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário