sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Biblioteca e formação de leitores

 

  Destaques  Edição 270 - de 26-10 a 01-11-2012| www.observatoriodolivro.org.br

Como a biblioteca ajuda na formação de jovens leitores
Carolina Linhares - Jornal da Manhã - 21/10/2012A leitura para as crianças é importante para formar adultos leitores, com mais facilidade para escrever e se comunicar. Quase todos os brasileiros concordam com isso, mas apenas 37% costumam ler para as crianças, segundo pesquisa realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha.
Leia mais
 
Campanha quer zerar déficit de bibliotecas no Brasil
Vagner de Alencar - Portal Porvir - O Estado de S. Paulo - 19/10/2012Imagine se 24 bibliotecas fossem instaladas diariamente no país pelos próximos oito anos. O que seria considerado um sonho para as instituições de ensino é, na verdade, a conta que precisaria ser feita para atender à Lei 12.244, sancionada há dois anos, que obriga todas as escolas públicas e privadas a implantar bibliotecas até 2020.
Leia mais

Gostaria de, ao girar o livro numa estante ou ao circular pelo espaço de uma biblioteca, embriagar-me com cenários de minha imaginação: surpreender-me com uma caixa de bombons ou com uma nota musical entrelaçada a umas tantas outras inscrições. Enfim, os livros hão de estar mais ruidosos, precisam de ser movimentados, ao saber das mãos e ao sabor dos olhos, precisam de caminhar entre mesas e balcões, abrir brechas nas prateleiras, cochichar notícias madrugadeiras, dizer do conjugar dos versos e do dedilhar os números, precisam de ser chamados a dizer do que pensam, permitir-se anotações, se deixar levar em viagens longas e curtas, muitas vezes esprimidas entre tantos afazeres!  

Santinho Souza
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário