sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Brasil Que Lê


Edição 274 - De 23 a 29/11/2012| www.observatoriodolivro.org.br

Imagens de leitura

Leitura obrigatória
Tanto já se discutiu e ainda se discute em torno dessa expressão - leitura obrigatória. Será que isso vale a pena (a obrigação)? E de outro lado, haveria outra forma de tratar o assunto, quando estamos nos referindo a jovens, adolescentes, que precisam ler para provas e avaliações? O que não se discute, porém, é o início de tudo. Especialistas ensinam o que não seria preciso: as crianças devem escolher aquilo que irão ler. Claro que pode haver orientação dos pais. Mas nunca uma imposição ou censura. Assim, se o começo for bom e prazeroso, é quase certo que lá na frente não haverá a tal da obrigação. Apenas a consciência de que ler certas obras é importante para uma boa formação. 

Entrevistas
 
"Com o acordo, tiramos um peso dos ombros", diz Evanildo Bechara
Thais Arbex - Estadão - 12/11/2012
Após quatro anos de adaptação, gramático garante: o Brasil está pronto para a mudança ortográfica. A partir de 1º de janeiro de 2013, além do trema, também se vão o acento agudo de "ideia" e o circunflexo de "voo" e "enjoo", por exemplo. O alfabeto também passará a ter 26 letras, ao incorporar "k", "w" e "y".
Leia mais
 
  Histórias de gente que lê
 
Catadora cria biblioteca com obras encontradas no lixo no interior de SP
Augusto Fiorin - Folha de S.Paulo - 06/11/2012
A catadora de recicláveis Cleuza Aparecida Branco de Oliveira, 47 anos, sempre cultivou o sonho de ter uma biblioteca em sua casa. Apaixonada por leitura, queria poder emprestar livros a pessoas sem condições de comprá-los. De tanto ver obras jogadas no lixo, Cleuza, então semianalfabeta, passou a lê-las e pôde, neste ano, realizar seu sonho.
Leia mais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário