sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Observatório do Livro e da Leitura

Edição 278 - de 21 a 27/12/2012 |  www.observatoriodolivro.org.br


  Imagens de leitura

Pé de livro
Foto de Ciep Operário Vicente Mariano
Local: Rio de Janeiro

 
As escolas vão se reinventando como e com a literatura. Para quem já organizou sua feira cultural, de livros, de artes, parabéns. Para os que nunca "ousaram" mudar a rotina do colégio, fica a sugestão de que sempre é possível traduzir uma manhã fresca num mundo novo e uma tarde quente numa gostosa revolução educacional. As ideias, como mostramos aqui no Blog, estão pelo Brasil afora. Como esse "pé de livro", criado pelo Ciep Operário Vicente Mariano, no Rio de Janeiro. Olha só que fruto saboroso para a turminha, que se delicia com o alimento para a alma, para o coraçãozinho aventureiro. Avante, educadores, gente de boa fé! Afinal, o gosto pela leitura e pelos livros pode nascer como um novo dia, para quem acredita em final feliz.



Dicas de quem já leu
Dica de Thalita Rebouças (escritora):

Ensaio sobre a Cegueira
José Saramago - Companhia das Letras

A obra, que originou o filme de mesmo nome dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, narra uma fantasia aterradora em que os habitantes de uma cidade perdem a visão. O livro, best-seller, foi indicado pela autora em entrevista à Folha.
Dica de Fernanda Torres (atriz):

/tmp/phpXWKbI8 Tábula Rasa: a Negação Contemporânea da Natureza Humana
Steven Pinker - Companhia das Letras

No livro, um dos mais respeitados nomes da ciência cognitiva ataca três dogmas fortemente arraigados na cultura ocidental: a ideia de que a mente de um recém-nascido é uma tábula rasa a ser preenchida pelos pais e pela sociedade; a concepção de que o homem em seu estado primitivo é um bom selvagem; e a crença de que a alma imaterial dotada de livre arbítrio é a única responsável pelas ações do indivíduo.

O livro da sua vida
Dica de Arrigo Barnabé (músico e compositor):

Corpo de Baile
Guimarães Rosa - Nova Fronteira

O livro que marcou a vida do artista foi dividido em três obras distintas (Manuelzão e Miguilim, Noites do Sertão e No Urubuquaquá, no Pinhém). Os textos mostram o sertanejo e sua mística, sua relação com a natureza e com o próprio homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário