sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Leitura de Barraco

Leitura de Barraco
            Cid Machado

O documentário "Leitura de Barraco" apresenta depoimentos sobre a construção de uma biblioteca itinerante no assentamento rural Mário Lago, em Ribeirão Preto-SP, onde vivem cerca de trezentas famílias de integrantes do MST.

Os livros, ao invés de ficarem estaticamente ordenados nas prateleiras de uma biblioteca, são dispostos em caixotes de hortaliças e legumes e circulam pelos núcleos de barracos dos camponeses, semeando a leitura, e a colheita nos é dada em histórias de vida enriquecidas pelas histórias dos livros.

          A pessoa tem que ter vontade pra aprender e tempo, mas quem faz o tempo é a pessoa.
    Se todo dia eu não pegar alguma coisa, um livro para ler, eu não sou eu.
              Através da leitura de um texto, você conhece a expressão de alguém.
                         Não é aquela coisa forçada, você lê, você aprende.
Eu gosto muito de ler, porque é uma coisa assim que você viaja sem sair de casa.
      Você lê a história de um autor, ou está contando a história de alguém ou a história dele.
                Aí a gente vai desenvolver a práxis, que é a teoria e a prática juntas.
Os meus ficam encapados com saco plástico, porque aqui a gente tem rato.
                          Saber só escrever o nome não é importante. A gente tem de saber ler.
      As crianças estão mais interessadas do que os adultos mesmos.
                             Eu não conseguia ler, minha mãe lê livro em dois dias. Eu pego um pouquinho, e minha cabeça começa a doer.
           Um livro de que mais gostei é um que ensina à criança sobre a sexualidade.
 O Sol se punha, e elas queriam continuar lendo, e eu tinha de arrumar luz, a lamparina.
                        A leitura é até importante pra aproximar as pessoas, eu acho. Cada um vai ter o seu jeito de entender, cada um vai passar pro outro. Por enquanto, ainda não engrenou não, mas eu acho que tem que perseverar.
   Nâo dá pra ter o interesse de um dia pro outro, é como uma sementinha.
             A gente não pode estabilizar nossa vida num ponto só.
                                                  A leitura leva a gente além da imaginação.
                             Meus filhos têm o hábito der, porque eu leio.
Nós temos que investir muito nessa molecada nossa.

Núcleo Antônio Conselheiro
Joaquina Viana

Núcleo Antônio Gramsci
Raquel Carvalho

Núcleo Celso Furtado
Maria Oliveira

Núcleo Che Guevara
Rafaela Lima, Sandra Ferreira, Sônia Ribeiro, Nilton Nunes, Wandeí Junqueira

Núcleo Dandara
Mauro Mattos

Núcleo Dom Helder Câmara
Marcia de Araújo

Núcleo Frei Tito
Maria Aparecida Santos

Núcleo Josué de Cartro
Nivalda Rodrigues, Simeão Santos

Núcleo Patativa do Assaré
Ironi Mendes

Núcleo Paulo Freire
Érica Sandoval

Núcleo Rosa Luxemburgo
Zilda Jardini

Núcleo Zumbi dos Palmares
Luana Maciel, Luciene Maciel 

http://www.youtube.com/watch?v=ITdSg3VpB5Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário