sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Observatório do livro e da leitura



Edição 280 - De 11 a 17/01/2013| www.observatoriodolivro.org.br

Entrevistas
Para onde voam os livros
Cassiano Elek Machado - Folha de S.Paulo - 09/01/2013
William Joyce, autor de "A Origem dos Guardiões", fala sobre sua declaração de amor ao universo do livro. "Não penso em morte do livro, mas em evolução. Ao passo que o mundo do livro ilustrado evolui e se adapta às novas tecnologias, sinto que é importante reforçar a ideia de que, apesar dos lampejos que os aplicativos possam trazer, sempre haverá a necessidade e o espaço para os prazeres únicos da página impressa. O livro impresso jamais irá morrer", diz o escritor.
Leia mais

Imagens de leitura
O exemplo de Laura
Foto de Renata Cristina
Local: Ribeirão Preto-SP
Pequena, assim, com seus 5 aninhos, Laura Espirandel Rossetto Cunha já sabe muito do que a vida tem de bom. Entre os ensinamentos que vai aprendendo pelo caminho, ganhou da mãe, Elis, a paixão pelas histórias, pelos livros. Mesmo sem saber ler ainda (ela está no jardim 2), a jovenzinha não tem dúvida e, com livro à mão, passa a contar histórias inventadas na hora, para quem estiver por perto. As amigas, desta vez, foram essas belas cachorrinhas, que não desgrudavam os olhos da imagem. Laura, boa contadora que é, gosta também de mostrar detalhes coloridos e apontar o dedo para a parte que merece atenção a cada momento. Se ler para si é um ato de cidadania e ler para os outros é um gesto de amor, Laura dá o exemplo de que partilhar abraços e palavras pode ser o começo de uma generosa mudança, para um mundo mais justo e mais fraterno.


Dicas de quem já leu
Dica de Matthew Shirts (jornalista):

O Andar do Bêbado
Leonard Mlodinow - Zahar

"Fui seduzido menos pelo título do que pelo subtítulo: Como o acaso determina nossas vidas. A obra mostra como inventamos histórias e teorias para explicar o sucesso e o fracasso, o rico e o pobre", disse, em matéria do Estadão.
Dica de Erika Palomino (jornalista):

/tmp/phpyEqBmE O Livro das Vidas - Obituários do New York Times
Vários - Companhia das Letras

"Nada mórbido, ao contrário do que uma primeira impressão possa sugerir, trata-se de uma aula de texto jornalístico, que recomendo a todo mundo que trabalha na área, ou que, pelo menos, gosta de uma boa história", diz.

O livro da sua vida
Dica de Ignácio de Loyola Brandão (escritor):

Angústia
Graciliano Ramos - Record

"Esse livro marcou minha vida como leitor e como escritor, porque me identifiquei com o personagem principal, atormentado, inquieto, meio estranho", conta. "Gosto também pela linguagem, sem adjetivos, direta. É o livro que eu gostaria de ter escrito."


Nenhum comentário:

Postar um comentário