sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Observatório do livro e da leitura



Edição 282 - 25 a 31 de janeiro de 2013 | www.observatoriodolivro.org.br

Destaques
Em 72,5% das escolas não há biblioteca; lei prevê obrigatoriedade até 2020
Ocimara Balmant - O Estado de S. Paulo - 23/01/13

O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a Lei 12.244, que estabelece a existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes públicas como privadas. Leia mais.


Boas ideias
Comerciantes iniciam projeto de biblioteca comunitária
Joyce Carvalho - Paraná Online - 16/01/2013

Biblioteca Comunitária de CuritibaPassar na frente de uma loja de doces e encontrar livros. Não, não é um comércio paralelo. É um projeto que está sendo desenvolvido por comerciantes e pela rede de desenvolvimento local do bairro Hauer, em Curitiba, para incentivar a leitura por meio de uma biblioteca comunitária. Para facilitar o acesso, veio a ideia de colocar os livros nos estabelecimentos comerciais.           Leia mais.


Dicas de quem já leu
Miriam Tawil (psicóloga)


I-Juca-Pirama, Os Timbiras - Gonçalves Dias - L&PM
A obra indicada pela psicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise traz alguns dos mais belos textos do poeta romântico e indianista, como a célebre Canção do Exílio.




Leia mais.

O livro da sua vida
Raquel Naveira (poeta e escritora)

Rainer Maria Rilke - Cartas a um Jovem Poeta - L&PM
"Livro da minha adolescência, profissão de fé. Como é bom ser jovem e descobrir uma arte. Entregar-se a ela. Rilke foi o mestre que me deu lições de vida e de poesia" diz a reconhecida autora sobre um dos livros marcantes em sua vida.




Leia mais.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário