quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Observatório do livro e da leitura




Edição 283 - 01 a 07 de fevereiro de 2013
| www.observatoriodolivro.org.br

 
Histórias de gente que lê
Desempregado, pedreiro mantém biblioteca de 40 mil livros com a ajuda de amigosFelipe Martins - UOL Educação - 29/10/2012
Uma das maiores felicidades do pedreiro Evando dos Santos, 52, é a biblioteca comunitária Tobias Barreto de Meneses. Fruto do seu esforço pessoal, a instituição tem mais de 40 mil livros.
No entanto, a biblioteca virou uma dor de cabeça constante. A realidade de Evando é levantar cedo todos os dias para receber as pessoas e manter limpo o espaço. Tudo sozinho. Semanalmente ele lava os 280 metros quadrados do prédio dividido em três andares.
Leia mais

Destaques
Na berlinda, bibliotecas se reinventam no Brasil e no mundo
Portal Terra - 25/01/13
Reduções nas verbas, perda de protagonismo do livro para mídias digitais e, em muitos casos, declínio no número de visitantes. O cenário atual é preocupante para bibliotecas públicas de todo o mundo, mas muitas estão aproveitando o momento para se revitalizar, embarcar em novos formatos e em novas tendências urbanísticas.
Leia mais
Devoradores de livros, os ratinhos de biblioteca
Hoje em Dia - 25/01/13
Livros nas mãos de crianças são como janelas que se abrem para um mundo colorido, emocionante e divertido. É por isso que, mesmo longe dos deveres da escola, muitos meninos e meninas aproveitam o tempo livre das férias para explorar o universo fantástico da imaginação, revelado nos desenhos e histórias incríveis dos livros infantis.
Leia mais
Livro destaca a importância da biblioteca na construção da memória organizacional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - 21/01/13
Publicado pela Editora Virtual Book no final do ano de 2012, o livro conta com relatos, explicações e ensinamentos que mostram ao leitor que a biblioteca é também “um berço de memória, herança cultural”.
Leia mais



Dicas de quem já leu
Eva Furnari (escritora e ilustradora)
Anna Karenina - Leon Tolstói - Várias editoras
O livro indicado pela premiadíssima autora aborda o caso extraconjugal da personagem que dá título à obra, uma aristocrata da Rússia Czarista que, a despeito de parecer ter tudo, sente-se vazia até encontrar o novo amor.

Solange Couto (atriz)
Jorge Amado - Gabriela, Cravo e Canela - Record
A obra, escrita em 1958, é um dos grandes clássicos brasileiros. Entre os romances do autor baiano, é o que teve o maior número de traduções. Nele, Amado cita o universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado, que desenham o horizonte da sociedade cacaueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário