segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Observatório do Livro e da Leitura










Edição 310 - 09 a 15 de agosto de 2013


Pelo mundo afora
Loja abandonada vira maior biblioteca pública dos EUA
Catraca Livre - 06/08/13
Antigo Walmart com o tamanho de 2,5 campos de futebol é reformado e reutilizado da melhor maneira possível para a comunidade.
Leia mais
O mercado digital alemão
Publishnews - 05/08/13
Enquanto nos EUA o crescimento das vendas de e-book estagnou, na Alemanha ele continua dinâmico, e livreiros online alemães, principalmente Tolino-Allianz, querem tirar a liderança da Amazon.
Leia mais
Biblioteca vai à praia em Portugal
Rádio Condestável - 01/08/13
Pelo sétimo ano consecutivo a Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, em Portugal, irá expandir os seus serviços até à praia da Aldeia Ana de Aviz, permitindo a todos desfrutar do prazer da leitura num ambiente de veraneio.
Leia mais
Centro Cultural Americano lança biblioteca online
A Verdade Online - 31/07/13
O Centro Cultural Americano Martin Luther King Jr., de Moçambique, acolheu o lançamento de um catálogo online da biblioteca, no dia que se comemoravam o primeiro aniversário da instituição e das bodas de ouro (50 anos) da história do discurso “I Have a Dream”.
Leia mais



Clipping do livro e leitura
Biblioteca móvel do Sesc desembarca em 7 pontos de Natal
Catraca Livre - 06/08/13
Montada sobre um caminhão, a BiblioSesc leva mais de 3 mil livros para bairros que não possuem uma biblioteca.Leia mais
Saraiva abre lojas em aeroportos
Valor Econômico - 06/08/13
Após reinar absoluta nos aeroportos brasileiros desde a década de 40, a Laselva ganhou um concorrente de peso. A gigante Saraiva entrou nesse nicho e já em setembro abrirá sua primeira livraria no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo - o maior do país.
Leia mais
Bienal Internacional do Livro do Rio terá Nicholas Sparks e Sylvia Day
Diário do Nordeste - 06/08/13
A Bienal Internacional do Livro do Rio completa três décadas neste ano com número recorde de autores internacionais - 27 confirmados, ante 21 na edição de 2011 - e novos espaços voltados a temas como o futebol, por conta da Copa-2014 no país, e a convergência entre cultura e tecnologia.
Leia mais
96,2% dos usuários da Biblioteca Pública do Paraná elegem programação cultural como melhor serviço
Bem Paraná - 05/08/13
Acervo de 630 mil volumes — que inclui, além de livros, discos, mapas, fotos e outros documentos — é excelente para 90 % dos leitores.
Leia mais
Os dois lados do livro digital
Folha de S. Paulo - 05/08/13
E-books não são "apenas" livros. São uma espécie de software. Como tal, podem ser consumidos em diversos aparelhos, desde os trambolhos de tablets que adoramos hoje até na forma de áudio, "lidos" por sistemas de narração.
Leia mais


Leitura correta é ginástica para o cérebro
Voz da Rússia - 04/08/13
Muitas pessoas pensam que simplesmente lendo livros elas se desenvolvem. Mas isto está longe de ser assim. A leitura sem sistema sobrecarrega o cérebro de informação, não lhe permitindo assimilar. Como é correto ler, ser beneficiado, se aperfeiçoar e desenvolver o intelecto?Leia mais
Biblioteca Virtual oferece a história da Bahia na Web
A Tarde - 01/08/13
Por meio da Biblioteca Virtual 2 de Julho, os amantes e curiosos da memória da Bahia podem saber mais sobre a trajetória histórica da primeira capital do País, a guerra da independência, seus heróis e personagens, governantes e muitos outros assuntos.
Leia mais
'Salão do Livro' tem programação anunciada em Belo Horizonte
G1 Minas Gerais - 01/08/13
Evento será entre os dias 9 e 18 de agosto, na Serraria Souza Pinto. E contará com lançamentos de livros, palestras, debates, por exemplo.
Leia mais
Busque livros em bibliotecas públicas de São Paulo sem sair de casa
Catraca Livre - 01/08/13
Prefeitura de São Paulo disponibiliza, gratuitamente, catálogo online e permite que usuários localizem títulos espalhados pela cidade.
Leia mais
Atividades literárias aos sábados no Sesc de Taubaté (SP)
Diário de Taubaté - 31/07/13
O Sesc Taubaté realiza, durante os sábados do mês de agosto, uma série de atividades que integram a programação do projeto Lendo o Mundo, que oferece mediações de leitura, contações de história, oficinas artísticas e cinema.
Leia mais
É possível inserir as novas mídias na sala de aula
Paraná Shop - 31/07/13
As novas mídias transformaram a sociedade e a rotina escolar. Hoje, é fundamental que os professores saibam utilizá-las na sala de aula.

Leituras obrigatórias da UFRGS serão tema de dois eventos em Porto Alegre
Zero Hora - 31/07/13
A partir de agosto, vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) terão duas oportunidades de aprofundarem seus conhecimentos sobre as leituras obrigatórias.
Leia mais
Exposição de livros estimula o gosto pela leitura em shopping do Ceará
Diário do Nordeste - 01/08/13
Diversos gêneros literários estão à venda com preços abaixo dos praticado no mercado, para atrair os leitores.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário