sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Dia D: Fórum 2014 de Leitura é realizado na Ufes

Nesta sexta-feira, 15 de agosto de 2014, foi realizado o Fórum 2014 de Leitura. Ele reuniu profissionais da educação, bibliotecários e pesquisadores. Na programação houve roda de conversa para socializar práticas de leitura que deram certo. 


Também foram feitas plenárias sobre os escritores José de Anchieta (Gilda Carvalho, da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, falou sobre a história, os escritos e ações de Anchieta junto aos indígenas) e Rubem Braga (Francisco Aurélio Ribeiro, membro da Academia Espírito-santense de Letras, e Maria Elvira Tavares, escritora e contadora de histórias, fizeram explanação).

Gilda Carvalho em nosso Fórum, na Ufes
Francisco Aurélio Ribeiro - representante da Academia Espírito-santense de Letras

Imagens e fatos de 20 anos de atuação do Projeto Viagem pela Literatura foram mostrados pela educadora Elizet Caser.

Elizet Caser relata experiências em 20 anos de Viagem pela Literatura

A bióloga Maria Aparecida Vianna Lodi apresentou seu trabalho de educação ambiental em espaços de convivência, uma ação que envolveu observação, conversação e composição de narrativas na UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo, em Jardim Colorado (Vila Velha - ES), a fim de promover autonomia e conhecimentos aos estudantes.

Aparecida Lodi explicou que ideias foram surgindo ao longo do ano com os alunos

A pedagoga Maria Lina Rodrigues e a assistente social Ana Lucia Pansini trouxeram informações sobre o projeto Escola que Protege, que busca principalmente desenvolver comissão gestora local que discuta ações que protejam crianças e adolescentes. Dentre as atividades do Escola que Protege a RELer&fazer prestou contribuição, promovendo rodas de leituras com internos e agentes de Instituto Socioeducativo.

Ana Lucia Pansini e Maria Lina Rodrigues: Escola que Protege e o enfrentando a violência

Aulas e oficinas de quadrinhos foram o assunto da plenária de Penha Lins, Monica Smiderle e Rivaldo Capistrano, que socializaram suas experiências sobre a didática que utilizam para estimular a juventude a ler e fazer histórias em quadrinhos.

"Tá rindo de quê? Quadrinhos também é didática!": nome de oficina retratada em plenária
O vídeo a seguir contém trechos do fórum.


O comitê organizador do fórum foi constituído por Aucione Smarsaro, Orlando Lopes Albertino e Santinho Ferreira de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário